quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Curiosidades da China

Sozinha a China, tem duas vezes mais gente do que a Europa inteira.

Por causa da superpopulação, cada casal pode ter só um filho, mais se eles tiverem uma menina, podem tentar a segunda vez.

Usam cobra, rato, morcegos e ervas para a medicina milenar chinesa.

A Fênix é uma das criaturas mágicas da mitologia chinesa, dizem que ela só aparece quando o país é governado por um bom imperador.

O tigre é um animal que significa protetor dos tesouros.

O morcego é um animal que representa felicidade.

Atualmente a china é a maior produtora de maçã no mundo.

A china foi o 3° país a mandar o Homem para o espaço.

"Lee" é um dos sobrenomes mais comuns do mundo.

Umas das coisas mais conhecidas da china, é a arte de empinar pipas.

O boi é o animal que ajuda os homens na lavoura, por isso que alguns deles acham que é pecado comer os bois.

Dragão, segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói, mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império.       

Um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, um quinto da população mundial.

Com quase 3.000 km de extensão, a Muralha da China, única obra feita pelo homem que pode ser vista do espaço, começou a ser construída em 200 A.C. e completa atualmente 2200 anos de vida. Sua construção envolveu mais de um milhão de pessoas, muitas das quais morreram ali mesmo. Sua imponência começa pelo aspecto visual e termina na prática, pois em alguns trechos de suas descomunais escadarias, o visitante só consegue subir os degraus de quatro, com as mãos no chão.

O sapo e a rã são símbolos de longevidade.

A China sozinha executa mais condenados que a soma dos 63 países que adotam a pena de morte.

A cada feriado do Ano-Novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China, para visitar parente, sendo o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

Os bebês chineses andam com a bunda de fora. Sim, as roupas têm buracos no bumbum do bebê. E em último caso, vai na rua mesmo. As fábricas de fraldas devem adorar isso.

Das 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 são chinesas.

O território chinês abrange 4 fusos horários, mas o governo não quer nem saber, e todo o país adota a hora de Pequim. O que faz o sol nascer às 4 da manhã no leste do país, e no oeste, às 9 da manhã.

Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails